"O termo 'Design' tem sido amplamente utilizado, pois define não somente a concepção, criação e desenvolvimento de um produto, como também a cultura de uma sociedade"
Assim o Grupo Solvay, patrocinador da exposição, abrem o catalogo desta.
Múltipla Design sustentabilidade e inovação para o habitat humano.
"O design do século XXI vem para construir uma nova sociedade, e uma nova geração de produtos e serviços que devem ser projetadas, produzidas e usadas dentro dos princípios de uma sociedade mais democrática e inclusiva." Comenta Christian Ulmann o curador desta mostra.
Soluções, como a organização desta exposição, especial pela escolha dos participantes, com enfoque na produção autônoma e que finalmente chegam ao nosso país e como um lugar para o design profissional e estudantes, uma oportunidade de mostrar como este exercício vem sendo desenvolvido aqui e que ainda que somos os grandes criativos nesta área, uma vez que nela estamos a muito tempo.
Vejam quando Lina Bo Bardi em seu livro "Tempos de Grossura o design no impasse", no qual ela, uma italiana que se apaixonou pelo Brasil, e trazendo essa visão do design, narra seu encantamento e a descoberta no que ela chama de pré-artesanato ou melhor ainda artistas populares do nordeste que desenvolviam vários objetos utilitários através do reaproveitamento. Monta uma exposição na década de 60 com este tipo de objetos e tenta levar esta mostra a Europa quando é proibida a exposição pelo governo brasileiro acreditar não fazer parte dos ideais desenvolvimentistas daqueles anos.
Vejam quando Lina Bo Bardi em seu livro "Tempos de Grossura o design no impasse", no qual ela, uma italiana que se apaixonou pelo Brasil, e trazendo essa visão do design, narra seu encantamento e a descoberta no que ela chama de pré-artesanato ou melhor ainda artistas populares do nordeste que desenvolviam vários objetos utilitários através do reaproveitamento. Monta uma exposição na década de 60 com este tipo de objetos e tenta levar esta mostra a Europa quando é proibida a exposição pelo governo brasileiro acreditar não fazer parte dos ideais desenvolvimentistas daqueles anos.
Passados todos estes anos...das mudanças ocorridas...após os anos que produzimos vários objetos em nosso atelier em Barcelona e dali foi possível participar em várias exposições e encontros e vivenciar dessa maneira autônoma e neste lugar de criadores que ocupamos.
Autonomia na produção, series em escalas pequenas e mais humanas, consumo, utilização e criação conscientes, sustentáveis, um pensar global com um atuar local!
Autonomia na produção, series em escalas pequenas e mais humanas, consumo, utilização e criação conscientes, sustentáveis, um pensar global com um atuar local!
O que nos falta então para realmente melhorarmos toda esta ação?
Até quando estaremos a reboque de ideias importadas? Como a relatada pelo poeta Euclides da Cunha dos ditos neurastênicos litorâneos (estes que só miram pro outro lado do oceano) e os matutos do interior... não devemos nos juntar para assumirmos o que é de nosso direito?
Sim são lugares como o desta exposição recém aberta na Av. Paulista, 2073, piso térreo no Espaço Cultural Conjunto Nacional que podemos trazer um pouco desta discussão pra que todos possam apreciar e quem sabe seguirmos abrindo mais e mais nesta velha discussão a qual nos pertence por direitos adquiridos de muito tempo.
Agradeço a iniciativa do http://www.estudiobrasileiro.com.br/md/#a01 por acreditarem nesta possibilidade, aos patrocinadores e toda equipe de realizadores. Abaixo algumas primeiras imagens desta exposição...
e desde essa visão de ciclistas em um domingo no asfalto em frente ao conjunto nacional
plano geral da exposição
conjunto de alforges para ciclistas www.designpossivel.org
bancos bicho - Roberta Cosulich
luminária entre circulos - www.mestresdaobra.org.br
Metasserras - Caio Salay
Cadeira Marisa - Eirico Ugaya
Banco Lino - Bruno Perazzelli
Projeto Bubag - Amarildo A. de Andrade e Alexandre Junior
Fruteira Cactus - Gustavo Dias
Luminária Nebulosa - Rosa Berger
Luminária Asas e Mariposas - Dimas Volpato
Banco Baú Bota Banca e Bandeja Almofada Melancia -
Jonas Carnelossi e Bruna Monachini
Conjunto Shamponha, Petpeixeluz e Urubuluz - Lufe Lopes.
Me chamo Estéphane Ranni, sou estudante de jornalismo do 7º semestre
ResponderExcluire tenho uma matéria sobre cultura para fazer.
Em contato com o diretor institucional do Estúdio Brasileiro, fiz uma visitação a exposição de sustentabilidade e inovação.
Gostaria de saber se é possível responder algumas breves perguntas
sobre seu trabalho (Urubuluz, Petpeixeluz). A matéria será veiculada no site
da Universidade e me comprometo a enviar o link da matéria quando estiver pronta.
Grata pela atenção,
Estéphane Ranni
Universidade de Santo Amaro (Unisa)
e-mail: estephanetfa@hotmail.com
telefone: 98059-4867
Ola Estéphane Ranni, sinto mas somente agora percebi seu post em meu blog, ando bastante afastado por motivos de terminando meu mestrado....enfim se ainda te interessa entrar em contato será um prazer poder ajudá-la. Meu e-mail é lufelopes@hotmail.com. Bjos.
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