de FORMação: Arquiteto; de GUSTação: Artista Plástico; de MOVIMENTação: Ecodesigner.

Doutor em Artes, Mestre em Educação e formado em Arquitetura e Urbanismo de olho nas Artes e de um fazer no Ecodesign.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Menção Honrosa

Dia 17/10/12 chego a São Paulo a rua Cunha Gago, 807 em Pinheiros ao 'A Casa Museu' para inauguração da expo 3 Prêmio do Objeto Brasileiro no qual... diz o site: http://www.acasa.org.br:
"foram avaliados 539 objetos e projetos de 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Finalistas 55 e premiados 13 trabalhos. O juri foi coordenado por Renato Imbroisi e teve como jurados Ademir Bueno, Mônica Moura, Paula Dib e Ricardo Gomes Lima.

Criatividade, simplicidade, inovação, ergonomia, conforto, inventividade, beleza, reaproveitamento, funcionalidade e leveza são alguns dos conceitos presentes nos objetos e projetos destacados, frutos do trabalho de artesãos, designers, comunidades tradicionais e estudantes."

Levo dez anos que estou de retorno ao Brasil, e neste tempo, buscando contatos e apresentando propostas para este tipo de concursos. Esta é a segunda vez que levo um prêmio deste tipo. Deixo aqui registro pela iniciativa e caminhos certos apresentados que esperamos gerar mais movimento de todos os profissionais e interessados na área. Este apresenta-se como uma das alternativas para o que vem se chamando de consumo consciente.

Não podemos deixar de pensar como uma retomada nos primórdios da revolução indústrial com as propostas de William Morris que considerava que a indústria gera uma perda entre o criador e o objeto produzido, valorizando assim a discussão do artesanato, que na Europa tem todo um sentido de ser, enquanto o artesanato pensado em suas origens e modos de produção. Aqui no Brasil e agora nesta exposição vivenciamos aquilo que Lina Bo Bardi defendeu em muitos momentos de sua carreira em relatos deixados como "Tempos de Grossura", o design do impasse. No qual ela defende e que concordo, o profissional artista popular com grande qualidades em seu fazer. Momento aqui revividos nesta exposição e com grande estilo e qualidades das peças produzidas. Meus parabéns a todos os participantes e a toda a equipe do A Casa Museu e esperamos seguir desenvolvendo mais oportunidades como esta e assim valorizarmos de vez aquilo que de melhor temos em nosso Brasil.

Deixo abaixo algumas imagens registro deste momento e claro um convite para que não percam a oportunidade de ver de perto esta exposição que estará até o dia 17/12/12. 












Urubuluz um objeto luz pensado para o coletivo urubu produzido com garrafas plásticas de produtos de limpeza e pratos pretos de plástico de um dos fast foods mais famosos...

Salamandraluz objeto luz homenagem a um bicho dito pré-histórico e que na mitologia simbolo de fogo, e os que vivem na água, indicam fontes muito limpas. Nele utilizo garrafas plásticas de bebidas e águas e um pote de isotônico com olhos roll-on...

E deixo aqui minha homenagem ao Guilherme que nos abrilhantou a festa com seus fantásticos coquetéis. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário