de FORMação: Arquiteto; de GUSTação: Artista Plástico; de MOVIMENTação: Ecodesigner.

Doutor em Artes, Mestre em Educação e formado em Arquitetura e Urbanismo de olho nas Artes e de um fazer no Ecodesign.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Performar em SURUCUTAIA

Festa promovida pelo CENTRO CULTURAL MARACUTAIA, Ribeirão Preto, 07/09/2025

Foi uma noite festiva e a casa deu lotação máxima, com uma fila em sua entrada com muitas pessoas que acabaram não podendo entrar para tal festinha.

Polêmica festinha, com alguns comentários no convite do Instagram ( https://www.instagram.com/maracutaiacultural/ ), destilaram seus pós comentários, desiludidos por não encontrarem, tamanha expectativa por uma 'grand bufe' tipo Sodoma e Gomorra, para tais olhos desatentos na empatia e voltados somente aos seus espelhos negros (aos celulares) deixando escapar, uma rica fauna presente na festinha que foi brilhante em diversidade e real suruba de gente diversa!

Parabéns aos queridos organizadores Xapa e Ariel que mais uma vez nos abriram as suas brilhantes maracutaias e com toda luta entre Santos e Demônios presentes em tal encontro, que fizeram apagar o som 10 minutos antes de darmos inicio a tal festinha, mas que nada que um São Longuinho não desfizesse e tudo voltasse ao seu estado normal. Somente seguimos evocando a tal santo o aparecer a cabeça de seu santo falo e uma bandeira que algum duende jocoso e maldoso fez desaparecer, mas que o dito santo está a busca e pedido para devolver ao seu lugar sagrado.

Para tal ocasião, surge uma inspiração imediata diante de tal oportuna SURUCUTAIA, um rever em (re)úso algumas de minhas últimas performances desenvolvidas em meus estudos de doutorado para a ECA-USP. Três momentos: a minha qualificação, a minha defesa do doutorado e uma aula para minha orientadora Profa. Dra. Chris Rizzi, para seus alunos do curso de graduação das Artes Visuais. O desafio foi focar no tema sobre amor, sexo, prazer, relacionar, empatia...

Unidos os trabalhos em um vídeo para condução no tempo e reflexão por imagens, três personagens: 

- O PASSADO ser quadrupede, coberto por sua capa de sacos de lixo, uma cabeça e braços que tocam o chão feitos em durex e abaixo um velho casaco de pele de cordeiro preto, recoberto por camisinhas, recheadas por páginas de revistas pornô gay dos anos 80 e dentro um pirulito sabor morango,  que a dita figura, caminhando entre o povo da festa, distribuía dizendo: "chupa meu pirulito"! Detalhe tal figura tinha um aspecto monstruoso, como dizia a letra do samba enredo da Beija Flor de 2018: "Um monstro carente de amor e de ternura"; criado para o enredo daquele ano que foi: "Monstro é aquele que não sabe amar." Preparo para esta abertura uma mixagem entre uma missa Criolla de Ariel Ramirez interpretada por José Carreras e o comentado samba da beija flor. Anexo o vídeo, montado por mim, e colhidas as imagens pelas queridas Lara Magalhães de Farias e Leticia Amélia Maciel de Oliveira 
( https://www.instagram.com/cenasindependentes?igsh=ZGNjOWZkYTE3MQ%3D%3D ), de tal abertura, na sequência e deixarei para mais adiante trazer mais imagens que ainda estão sendo trabalhadas por elas. Desfrutem: do personagem O PASSADO, que nos próximos capítulos virão O FUTURO e O PRESENTE.